Classicismo (1750/ 1810)

Classicismo (1750/ 1810)
    No período clássico a música torna-se mais leve e menos complicada que no barroco. Agora a música revela uma extrema suavidade e beleza com grande equilíbrio e perfeição estética.
    No classicismo é a melodia com acompanhamento de acordes que predomina. As frases melódicas são curtas, claras e bem definidas, sentindo-se o princípio, meio e fim de cada uma. Há também uma maior variação em relação à dinâmica das obras musicais, surge o sforzatto, o crescendo e diminuendo. A sonoridade  resultante de todas estas características é bastante  tonal.
    O cravo cai em desuso para dar lugar ao piano (instrumento de tecla e percussão, com teclado, cordas, caixa de ressonância e martelo (para percutir as cordas).normalmente tem 88 teclas, com uma extensão de 7 ou  8 oitavas.que o irá substituir definitivamente. Também a orquestra toma maiores proporções ao mesmo tempo que diversifica os seus instrumentos.
    Desenvolvem-se grandes géneros instrumentais como: a forma sonata, o quarteto de cordas, a sinfonia e  o concerto.

Forma sonata: é uma das principais formas musicais usada pelos compositores da época. A forma sonata tem 3 secções principais intituladas: Exposição, Desenvolvimento e reexposição.
            Exposição: secção em que o compositor expõe as suas ideias musicais ou temas.
            Desenvolvimento: Esta secção apresenta material musical novo mas com base nos temas  da exposição.
            Reexposição: é a repetição da exposição mas com  pequenas alterações.

Quarteto de cordas: é um grupo de 4 músicos ou executantes constituído, na maior parte das vezes, por 2 violinos, 1 viola  e 1 violoncelo.

 Sinfonia: é um termo que teve vários significados ao longo dos séculos, traduzindo-se no classicismo como uma pequena peça instrumental constituída por 3 secções ou andamentos segundo a forma básica: rápido, lento, rápido.

Concerto: é uma execução musical em público com um número consubstancial de músicos num palco. (É diferente de um recital que normalmente tem em palco sensivelmente dois músicos).
    Por sua vez a ópera desenvolve-se como sendo o grande género do classicismo, tornando-se cada vez mais  popular. A ópera também deixa os temas míticos usados no barroco e usa temas do quotidiano e personagens reais (de carne e osso). 
    É uma época  com bastantes compositores e pessoas ligadas à música. Pode-se dizer mesmo que é a mais produtiva de todos os períodos da história da música.
    Viena de Áustria é considerada a cidade do  classicismo com maior interesse em termos musicais, sendo o grande centro da vida musical oitocentista. Assim e neste contexto, surge a 1ª Escola de Viena  onde se concentraram a maioria dos grandes compositores deste período áureo da música .
Os três grandes compositores de referência desta escola são:
  •  Joseph Haydn
  • Wolfgang Amadeus Mozart
  •  Ludwing Van Beethoven.




Voltar à Página Inicial de História da Música