Renascimento

Renascimento (de 1450 a 1600)
    O período renascentista é caracterizado pela mudança de pensamento do homem perante o mundo. Sabe-se desde logo que esta mudança vai também influenciar  a arte. O homem do renascimento já não vive apenas dominado pelos valores da igreja, agora encontra valores nele próprio e na natureza. A igreja também se tornou menos rígida e permitiu uma troca maior entre a música sacra e a música profana.
    É nesta altura também que os donos das cortes e homens ricos concedem oportunidades  de trabalho aos compositores e aos músicos, promovendo festas, audições e acontecimentos culturais.
    Neste período, as obras musicais que se desenvolvem são essencialmente vocais, ou melhor, a música vocal polifónica  é a composição mais comum(composição vocal com diferentes vozes que cantam em simultâneo, na qual cada uma das vozes canta uma melodia diferente das restantes).
    As formas vocais mais importantes deste período são: os madrigais(composição coral elaborada de origem italiana que, com base num  pequeno poema, podia ser acompanhada por diversos instrumentos. Geralmente era tocado nas reuniões sociais palacianas e em espectáculos teatrais), a missa, e o motete. 
    É também no renascimento que, apesar de se continuar a utilizar os instrumentos para duplicar, reforçar ou substituir as vozes, se começou a desenvolver uma música composta para ser tocada por instrumentos musicais, destacando-se o alaúde e as violas de gamba.



Voltar à Página Inicial de História da Música